line decor
  
line decor


 
Bem Vindo a Coleção de invertebrados


    A coleção de invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) é uma importante fonte de informações sobre a biodiversidade da Amazônia. Ela reúne as coleções de 14 grupos de invertebrados: Acanthocephala, Annelida, Arachnida, Chilopoda, Crustacea, Diplopoda, Insecta, Mollusca, Nematoda, Plathyhelminthes, Pauropoda, Porifera, Rotifera e Symphyla. O acervo total é estimado em mais de 350.000 insetos alfinetados, aproximadamente a mesma quantia de insetos em mantas e cerca de cinco milhões de espécimes preservados em álcool e lâminas, entre grupos de insetos e não-insetos. O incremento anual é de pelo menos 30.000 espécimes. O catálogo de espécimes-tipo da coleção de invertebrados possui mais de mil espécies. O maior desses catálogos é o da coleção de Insecta, com um total de 3.712 registros em números de novembro de 2006. Nesta data, o acervo de tipos de insetos reunia 810 espécies abrangendo 589 tipos primários e 3.476 tipos secundários.

    Cada grupo taxonômico constitui uma coleção organizada independentemente. Exceto pela coleção de Insecta, a organização de todas as demais é feita com base em lotes de indivíduos, cada qual com seu próprio sistema de numeração de registros que inclui tanto espécimes-tipos quanto não-tipos. O número de registro é sempre precedido pelo acrônimo “INPA”.

    O foco da representatividade geográfica da coleção está na região ocidental da Amazônia brasileira, mas muitos grupos possuem amostras de toda a região amazônica ou de outros locais da região Neotropical.

    Embora as bases de dados eletrônicas representem extensões lógicas das coleções biológicas do INPA, elas ainda não abrangem a totalidade dos registros tombados em todos os acervos institucionais. Os processos de digitalização e verificação dos dados, informações e imagens referente aos registros estão em andamento, fazendo com que a adição de novos dados e correção de informações ocorra com freqüência. As bases de dados eletrônicas da coleção de invertebrados estão reunidas em dois grupos: os catálogos de espécimes-tipo e os catálogos de dados de espécimes depositados nas distintas coleções. No momento, somente as bases de dados com informações já digitalizadas estão disponíveis para consulta aberta via eletrônica.

 
 
  IMAGENS
line decor


Eudorylas

Acanthocera

Acanthocera

Coleção de Invertebrados do INPA